Como o Homem constrói o Conhecimento?

Publicado 20 de fevereiro de 2011 por suellemmeloped

 

A inteligência antes da Linguagem

Para Jean Piaget teórico que estudou o Desenvolvimento Cognitivo, sua teoria se basea em: Como o Homem Constroi a Inteligência e a partir de que momento essa inteligência começa. Seus estudos são todos baseados na Epistemologia Génetica, ou seja, toda sua teoria foi observada, estuda, organizada em base de análises dos comportamentos das crianças que por sinal eram seus próprios filhos.

Para Piaget, a inteligência se dá por etapas e por uma sequência, onde o homem deverá passar por todas elas, na teoria piagetiana a inteligência se constrói pela assimilação (interpretação do mundo, contato com um objeto novo) e acomodação (organização para conhecer o mundo e capaz de modificar o meio ) e por equilibração (o sujeito entra em conflito com o objeto, ou seja, ele terá que assimilar esse objeto para ter uma acomodação desse novo objeto) e esse processo de equilibração, ele sempre estará em dinâmico em processo de equilíbrio e desquilíbrio.

Assimilação

Ex: A criança ganha uma bola (esse objeto novo será assimilado, interpretado por ela)

Acomodação

Ex:  A criança joga bola e pula várias vezes…depois a mãe dá a chupeta e ela joga a chupeta no chão para ver se ela também vai pular várias vezes (a criança ao se deparar com o movimento da chupeta que não pulou, vai fazer ela entrar em conflito com ela mesma, onde ela terá que se adaptar com essa nova ação da chupeta em não pular)

Para Piaget a inteligência não se dá pelo acumulo de informações, mas sim pela reorganização da suas ações. Existem quatro Estágios pela qual a inteligência se evolui, que são:

 

Estágio Sensório – Motor: crianças de 0 a 2 anos.

* A inteligência se dá bem antes da linguagem, já que muitos acreditavam que as crianças não tinham capacidade de raciocínio quando iniciava a fala;

* As crianças não tem capacidade de representar mentalmente pessoas e objetos, ou seja, ela não tem consciência de sua própria existência e nem de outras crianças.

* Fase de manipulação dos objetos para reconhecimento do real.

* O seu desenvolvimento é espontâneo e individual, onde a criança manipula o objeto sem a inteferência do adulto.

* Esta fase acontece no dia a dia da crianças, conforme ela vai crescendo até chega aos 2 anos de idade.

 

Estágio Pré-Operatório: crianças de 2 a 4 anos.

*A criança reconhece sua imagem no espelho;

* Introduz a linguagem;

* Inicia a moral, é nesta etapa que os pais mostram o que é “certo e o que é errado”, onde eles devem ajudar a criança a formar seu caráter;

* Nesta fase a criança consegue ter idéias de um objeto através de um outro objeto;

* Egocentrismo, a criança tem dificuldade de ver o ponto de vista do outro;

*O Faz de conta, imitações de sons, gestos e cenas do dia a dia;

* Início do dialógo coletivo;

 

Estágio Operacional Concreto: crianças de 7 a 11 anos.

* O egocentrismo está bem menos nesta fase, tanto que ela já entende o ponto de vista do outro;

* Crianças andam em grupos, onde esses grupos são marcados muitas vezes por um líder que geralmente é o mais forte ou falante;

* Noções de detalhes no ambiente, como formas geométricas, peso e altura;

* Nesta fase os pais não conseguem mais mentir, inventar histórias como quem trouxe o bebê foi a cegonha, o papai noel vai deixar um presente na janela etc;

 

Estágio Operacional Formal: crianças de 11 a 12 anos em diante.

* As estruturas mentais adquirem maturidade;

* Uso do raciocinio para a solução dos problemas;

* Esta fase, é uma etapa que a inteligência chega em maturidade, onde a criança já consegue ter raciocinio lógico, entendimentos de assuntos complexos;

 

Observação: Jean Piaget eleborou essa teoria em base de estudos e avaliações, porém essa teoria não é pedagógica, pois ele apenas pesquisou a inteligência do homem, de como ela se constroi, mas a dica que ele deixou é que os professores possam de alguma forma encontar soluções para a educação em base de seus estudos.

5 comentários em “Como o Homem constrói o Conhecimento?

  • Muito bom seu resumo! Faço Curso Normal e precisava me aprofunadr um pouco mais no estudo epistemológico de Jean Piaget e encontrei nas suas explicações formas simples de aprender Parabéns!

  • Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    %d blogueiros gostam disto: